Se você chegou até aqui, significa que a iQ Imóveis encontrou um imóvel que atende suas necessidades e expectativas.
Mas este é apenas o primeiro passo para concretizar seu sonho. Agora vamos formalizar uma proposta de compra.
-
Muitos proprietários sequer consideram propostas efetuadas por telefone ou aplicativo de mensagem. Realizar uma proposta por escrito demonstra credibilidade, seriedade e a real disposiÄo de levar adiante uma negociação imobiliária. Aém disso, demonstra o devido respeito e apreço que o comprador tem pelo vendedor, o profissional que lhe apresentou o imóvel, e a imobiliária, que disponibilizou e continuará· disponibilizando todos os recursos para concretizar seu negócio.
-
O prazo de validade da proposta é de 5 dias. Caso o vendedor não responda dentro deste prazo, a proposta perde qualquer valor. O mesmo acontece caso o vendedor não aceite a proposta. E, caso o vendedor efetue uma contraproposta que não atenda as suas expectativas, do mesmo modo, a proposta perde seu valor. Como explicado no item anterior, uma proposta formal por escrito apenas demostra credibilidade e seriedade do comprador, mas não o obriga a levar adiante os termos da proposta após seu período de validade. E mesmo assim, nada impede que o comprador cancele sua proposta dentro do período de validade a qualquer tempo, sem qualquer prejuízo.
-
Estude a realidade do mercado imobiliário da região do imóvel que você está propondo comprar. Compare o preço com outros semelhantes a ele para escolher o valor que você vai oferecer. Ele é bem localizado, fica em um local seguro? Há escolas, academias, shoppings ou estações de metrô por perto? Isso, certamente, vai influenciar no valor. De qualquer modo, converse com seu corretor. Foi ele quem encontrou o imóvel que você está propondo comprar. E vai saber lhe orientar sobre o custo x benefício desta aquisição.
-
Se achar que sim, peça um desconto razoável, como recomenda a Exame neste artigo. A média de descontos na compra de imóveis é de 6,5%. Segundo a revista, um levantamento do site ZAP com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apontou que 44% dos entrevistados conseguiram diminuir preços de 1% a 10% após negociar; 11% economizaram de 11% a 20% e 7% tiveram descontos de mais de 21%. E, novamente: converse com seu corretor. É ele quem conhece o(a) proprietário(a) e sabe sobre os limites que se pode atingir numa proposta.